Logo abaixo temos fragmentos do projeto:
PROJETO: “ESCOLA E FAMÍLIA UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO”
Escola é...
O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida que cada um se comporte como colega, irmão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só educar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela!
Ora, é lógico...
Escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz”.“
O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida que cada um se comporte como colega, irmão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só educar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela!
Ora, é lógico...
Escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz”.“
APRESENTAÇÃO
A escola não pode ser concebida como uma entidade burocrática e vazia de sentido, uma vez que possui uma estrutura humana nata e por ser tipicamente humana carrega traços das relações que desenvolve no seu interior.
Quando se fala em relações humanas, refere-se, na realidade, de uma vasta e complexa gama de variáveis que convergem para dar lugar a uma troca das mais difíceis, por envolver aspectos sutis e sensíveis da personalidade humana. As relações entre pessoas são caracterizadas por inúmeros pontos de convergência e, outros, tantos, de divergência, devido ao universo de personalidade, caráter, crenças, princípios, convicções ou, simplesmente, pelos ruídos de comunicação que se estabelecem num determinado tempo e espaço.
Na intencionalidade de desenvolver uma relação saudável em qualquer esfera social, as pessoas precisam, necessariamente, proceder a uma retirada do “si mesmo” e a uma aceitação do outro, para estabelecerem um verdadeiro contato, uma relação empática e simétrica. Sem esse movimento, dificilmente haverá compreensão entre ambos e uma abertura real para o encontro.
Conscientes da importância de uma parceria sólida entre família e escola, uma vez que ambas são instituições sociais, uma assistemática e outra sistemática e formal, fatores que não priorizam ou desvalorizam o papel de nenhuma delas, apenas determinam o que é função de uma, de outra ou / e de ambas foi idealizado o projeto escola e família : Uma Parceria que dá certo”.
Esse projeto emergiu na certeza de que Escola e família são, instituições indispensáveis ao desenvolvimento do ser humano e, diante de tais evidências, torna-se facilmente compreensível a relevância da construção de uma verdadeira parceria entre ambas.
Nesse cenário, delineia-se como necessária a construção de uma relação plenamente participativa, em que os pais compartilhem decisões e responsabilidades com os educadores, atuando de maneira (co)operativa na tomada de decisões auto-compostas diante dos problemas considerados.
A escola intenciona desenvolver um papel fundamental na viabilização dessa parceria e, para que esse processo tenha o êxito desejado, procura abrir espaço para a participação dos familiares e resgatar alguns elementos essenciais a uma relação pautada na confiança mútua, na credibilidade e, fundamentalmente, no respeito à diversidade humana. Acreditamos que família e escola são referenciais decisivos para a constituição humana. É, portanto, possível, e altamente desejável, que caminhem juntas, sem com isso perder sua identidade e características próprias; sem que se desviem da direção e dos objetivos específicos, progredindo na consolidação dos objetivos comuns: a formação do “ser”, do cidadão ético e crítico, que se assuma como sujeito de sua própria existência, e possa exercer sua cidadania e uma ação transformadora no mundo.
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista o comodismo e o desinteresse da comunidade escolar da EMEB Drª Rita de Cássia Vieira Vereza pelas atividades desenvolvidas na instituição e analisando as dificuldades que tais comportamentos geravam para o processo educacional e desenvolvimento pleno das crianças, sentiu-se a necessidade de buscar alternativas para integrar família e escola. Assim, procuramos avidamente por estreitar esta relação, criando canais de comunicação e cooperativismo, o que possibilitou tanto a escola quanto a família um sentimento de co-autoria e protagonismo de todos os resultados obtidos.
Segundo o próprio Piaget:
“Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois a muita coisa mais que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, freqüentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades...” (1972/2000, p.50)
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
- Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, abrindo canais de comunicação, estabelecendo relações dialógicas baseadas no respeito, na cooperação e no acolhimento dos saberes de todos os atores do processo educativo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
- Atender as necessidades, solicitações e anseios da comunidade escolar.
- Refletir sobre assuntos de interesse do grupo.
- Avaliar as ações desenvolvidas na escola e apontar possíveis caminhos para a melhoria da prática educativa.
- Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.
- Resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
- Conhecer o cotidiano da escola, suas práticas, conteúdos, metodologias e ferramentas avaliativas.
- Refletir sobre o modelo de homem, mundo, família, criança e sociedade idealizados pelo grupo.
- Promover encontros com profissionais de outras áreas do conhecimento humano para o cruzamento de opiniões, levantamento de hipóteses e troca de vivências.
- Demonstrar as crenças, valores, padrões sociais e costumes que perpassam o cotidiano da comunidade ao entorno da instituição.
- Traçar estratégias para a construção de uma escola democrática, cidadã e participativa.
METODOLOGIA:
- Estudos
- Grupo de debate
- Dinâmicas
- Músicas
- Palestras
- Roda de Conversa
- Brincadeiras
- Vídeo
- Socialização de saberes.
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